Todos conhecemos alguem que relata que teve muitas cáries ou que “tem os dentes fracos” porque consumiu muitos antibióticos na infância ou mesmo porque a mãe usou esses medicamentos na gravidez. Será verdade ou mito? Antibióticos causam cáries?
Os medicamentos buscam controlar e curar doenças mas, de forma geral, possuem efeitos colaterais, alguns dos quais podem afetar a saúde bucal.
Há um antibiótico chamado TETRACICLINA, muito prescrito no passado, que afeta a formação óssea e dentária do feto em mulheres grávidas. Hoje ele é pouquíssimo usado e é contraindicado em gestantes.
No entanto, nem esse antibiótico ou nenhum outro remédio, em si, causa cáries. O que pode acontecer é o medicamento aumentar a predisposição ao problema.
Na verdade, a cárie dentária é fruto da interação de fatores relacionados ao hospedeiro (como qualidade da higiene bucal e características da saliva), à microbiota (presença de bactérias cariogênicas, produtoras de ácidos), à dieta (rica em sacarose) e ao tempo em que a pessoa está exposta aos fatores de risco.
Assim, em caso de consumo de medicamentos, devem ser adotados cuidados como: higiene bucal minuciosa e rotineira; uso de fluoretos; visitas periódicas ao dentista; uso racional do açúcar; dieta rica em fibras e em alimentos que demandem mastigação; consumo adequado de líquidos.
#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #CárieDentária #Saliva #Açúcar #Odontologia #Antibióticos #Tetraciclina