A afta é uma lesão bucal que surge mais comumente na língua e nas paredes internas da boca. É dolorosa, de coloração branca ou amarelada, rodeada por uma área vermelha. Outros sinais, menos comuns, são febre, indisposição e inchaço nos linfonodos.
Algumas medidas ajudam a prevenir o aparecimento da enfermidade, sempre enxaguar a boca, manter uma boa higiene bocal, consumir iogurtes que contenham lactobacilos vivos, cuidar da alimentação evitando o consumo exacerbado de açúcar, pimenta e outros alimentos irritativos e ir ao dentista regularmente.
Qualquer pessoa pode desenvolver aftas, mas alguns fatores podem contribuir para o surgimento dessas feridas, dentre os quais:
– Imunidade baixa
– Próteses dentárias mal adaptadas
– Medicamentos
– Alterações na quantidade e qualidade da saliva
– Hábito de fumar
– Histórico familiar (hereditariedade)
– Estresse emocional
– Deficiências nutricionais (ferro, vitamina B12 ou ácido fólico)
– Mudanças hormonais (incluindo período menstrual)
– Alergias a alimentos
– Problemas gastrointestinais
– Doenças importantes como AIDS/HIV, câncer ou mesmo diabetes.
Na maioria dos casos, a afta desaparece sozinha. O foco principal do tratamento é aliviar o desconforto e prevenir infecções secundárias na lesão.
Um tratamento que pode ajudar a reduzir a severidade e os intervalos do surgimento das lesões é a laserterapia. Escrevemos sobre isso aqui:http://draceciliaaguiar.com.brportfolio/laserterapia-2/
De qualquer modo, em caso de recidivas, o ideal é procurar ajuda profissional.
#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosdentes #Saúde #BemEstar #Aftas #Afta#Odontologia