As próteses totais ou “dentaduras” devolvem o sorriso e auxiliam as pessoas que perderam os dentes nas atividades do dia a dia, como falar e comer, mas adaptar-se a elas pode exigir algum tempo.
Inicialmente, pode haver uma sensação estranha de próteses frouxas ou folgadas, até que os músculos das bochechas e da língua aprendam a mantê-las em posição.
Podem surgir também irritações ou machucados (que devem cessar com a realização de ajustes pelo cirurgião-dentista).
Comer pode exigir prática: no começo, é recomendável “treinar” com alimentos macios, mastigando lentamente. Até mesmo falar exige adaptação, e certas palavras podem exigir prática.
Algumas pessoas se queixam de aumento da salivação com a instalação de novas próteses. A mesma queixa é comum em pessoas que instalam aparelhos ortodônticos fixos e tende a se resolver rapidamente.
Após a instalação de uma “dentadura”, são necessárias uma ou duas consultas com o seu dentista, no mínimo, para os ajustes necessários. Com auxílio do cirurgião-dentista e com a perseverança do paciente, é possível usar essas próteses de forma confortável e eficiente.
#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Saúde #BemEstar #Dentadura#Prótese #PróteseTotal #Odontogeriatria #PróteseDentária