Você sabia que a saliva tem funções importantes para a nossa saúde e qualidade de vida. Além de ajudar na mastigação, deglutição, fala e percepção do paladar, tem propriedades antimicrobianas e regenerativas que combatem cáries e as bactérias causadoras de problemas gengivais e halitose.

Nesse sentido, o pH da saliva tem papel fundamental. Explicando isso de forma bem simples: ele pode ser ácido (favorecendo cáries), neutro (ideal) ou alcalino (favorecendo o acúmulo de tártaro nos dentes e o mau hálito).

Vários fatores interferem nesse pH salivar: o consumo de líquidos, a dieta, o uso de medicamentos, problemas de saúde, o hábito de roncar ou respirar pela boca etc. E olhem que interessante: o hábito de mascar chiclete sem açúcar pode ajudar nesse processo, pois aumenta o fluxo salivar e neutraliza os ácidos da alimentação.

Melhor ainda se o chiclete contém um açúcar chamado xilitol, que combate as bactérias da cárie, ou se tiver probióticos (infelizmente, ainda não temos no Brasil), que combatem também as bactérias da Halitose.

Por fim, deixamos um alerta importante. Aprecie com moderação:
(1) Mascar chiclete não substitui a higiene bucal de maneira alguma!
(2) Usar em jejum pode causar desconforto no estômago, então, o ideal é consumir após se alimentar;
(3) Fazer por tempo prolongado pode sobrecarregar as ATMs (aquelas articulações perto dos ouvidos), causando cansaço e dor na região. Assim, recomendamos que descarte o chiclete quando o sabor acabar e dê um intervalo para usar o próximo.

Quer saber mais? Acompanhe nossas mídias e opine! É para você que escrevemos!

Comentários desabilitados