Saúde bucal e paralisia cerébral

postado em: Blog | 0

A Paralisia cerebral (PC) é um conjunto de desordens permanentes que afetam os movimentos e postura. Os sinais e sintomas ocorrem devido a um distúrbio no desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes antes do nascimento, e se manifestam durante a infância.

Apesar de ser comum o uso da nomenclatura “paralisia cerebral”, o termo mais correto é “Doença Motora de Origem Cerebral” (DMOC), pois o cérebro das pessoas com a doença não está paralisado. O efeito da DMOC nas habilidades funcionais varia muito. Pode haver, em vários graus, prejuízos na coordenação motora, rigidez e fraqueza muscular, tremores, epilepsia, déficit cognitivo e dificuldades nos sentidos de visão, audição e fala.

Em relação a saúde bucal, pessoas com DMOC são consideradas “Pacientes com Necessidades Especiais”, pois precisam de cuidados e atenção odontológica diferenciados.

Infelizmente, muita gente não sabe disso, o que torna importantíssima essa discussão, uma vez que a disseminação do conhecimento ajuda a diminuir o preconceito. Por isso, publicaremos mais dois textos sobre o tema: um sobre os principais problemas bucais das pessoas com PC e outro sobre os cuidados que o dentista deve ter no atendimento desses pacientes.

#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Saúde #BemEstar#Odontologia #Dentista #ParalisiaCerebral#DoençaMotoradeOrigemCerebral#OdontologiaParaPacientesEspeciais #PacientesEspeciais #PNE#DMOC