Situações que o paciente precisa de um dentista no hospital: pacientes internados em UTI

postado em: Blog | 0

Temos escrito nas nossas redes sociais e blog que todos os pacientes hospitalizados têm inúmeros benefícios com cuidados bucais realizados por cirurgiões-dentistas (CDs). Isso já é senso comum. Porém, algumas situações demandam cuidados mais frequentes e de maior complexidade, como é o caso de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Isso porque pessoas hospitalizadas em ambiente de UTI geralmente estão em estado grave ou crítico, sedados ou com consciência deprimida, o que os torna incapazes de cuidar da própria higiene corporal.

Além disso, muitas vezes estes pacientes estão em regime de ventilação mecânica, o que favorece a aspiração de conteúdo oral contaminado para os pulmões e, com isso, a ocorrência de pneumonia nosocomial, que é a principal causa de mortalidade em UTIs.

A presença de cirurgiões-dentistas como membros integrantes do corpo clínico do hospital favorece a higiene bucal adequada e outros cuidados bucais, o que previne contra o surgimento de infecções na boca, nos pulmões e em outras partes do corpo. E essa é apenas mais um benefício da Odontologia Hospitalar. Há muitos outros. Quer saber mais? Nos acompanhe, opine, sugira temas!

#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Saúde #Odontologia #BemEstar #OdontologiaHospitalar #MedicinaOral #OdontologiaEmUTI #MedicinaDentária #Intubação UTI