Ayurveda e limpeza da língua

postado em: Blog | 0

As práticas de cuidado com a saúde incluem diversas tradições ao redor do mundo. Enquanto a medicina ocidental moderna tem pouco mais de 300 anos, a medicina ayuverdica possue milênios de história e acúmulo de conhecimento e sabedoria. Assim, apropriar-se de práticas de outras culturas pode ser útil para aprimorar nosso modo de cuidar.

Um exemplo disso é o fato de que em muitos países do ocidente, as pessoas possuem o hábito de escovar os dentes apenas duas vezes por dia, ao acordar e ao dormir, e “limpam” a língua a esfregando a escova de dentes, o que de fato pouco contribui para a remoção da saburra lingual, substância branco amarelada composta por restos de alimentos, células descamadas e bactérias que se acumula na língua e é uma das principais causas do mau hálito, além de outros problemas na saúde oral.

Já na medicina Ayurveda, a limpeza da língua é muito valorizada e deve ser feita diariamente, usando um raspador de língua 3 a 5 vezes ao dia, além de beber 1 litro de água morna ou quente em pequenos goles durante o dia. Existem vários tipos de limpadores de língua (raspadores), mas a Ayurveda exclui o uso do plástico, dando preferência à madeira (bambu) ou aos metais (ouro, prata, cobre, inox). Caso não seja possível encontrar uma destas soluções, pode-se utilizar uma pequena colher de inox. A limpeza deve ser feita do fundo para a ponta língua.

Os yoguis (praticantes da medicina Ayuverda) usam esta técnica há milhares de anos não só para eliminar resíduos da língua, mas também para estimular as glândulas salivares e o processo digestivo.

Interessante, não?
Ficou com dúvidas ou quer compartilhar uma opinião ou experiência com a gente? Escreve nos comentários.

#HálitoRN #DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #DentistaRN #DentistaABHA #Ayuverda #Saúde #BemEstar #Odontologia #Halitose
#Hálito #Saburra #SaburraLingual #BiofilmeLingual