Como as dietas da moda e nutrição deficiente podem significar ruína dental

postado em: Blog | 0

Sempre que pensamos em dietas, analisamos o impacto dos alimentos sobre colesterol, açúcar no sangue e peso corporal, mas não na boca. A realidade é que dietas como a líquida, low-carb, Atkins, Paleo ou vegan podem não ser muito saudáveis para o ambiente oral.

Os seguidores de dietas da moda podem até eliminar quilos indesejados, mas podem perder também o esmalte dos dentes. Todos sabemos que o doce prejudica os dentes, mas devemos perceber que existem outros alimentos que podem os afetar.

Quando se realiza uma dieta liquida, por exemplo, a ausência de mastigação pode dificultar a produção de saliva na quantidade e qualidade apropriadas para a manutenção da saúde bucal. Além disso, melhor do que tomar sucos é comer pedaços de frutas e legumes, pois ajudam a limpar os dentes e língua!

Importante comentar também sobre dietas que restringem severamente os carboidratos, como Atkins ou Pale. Não possuem em seus cardápios alimentos que favorecem o aparecimento de cáries, mas podem causar boca seca e mau hálito, bem como o aumento de sangramento ao redor das gengivas.

Dietas veganas significam que a pessoa não come produtos de origem animal – carne, peixe, queijo, leite ou ovos. Nesse caso, é importante encontrar maneiras de obter a quantidade suficiente de vitamina B-12, vitamina D, cálcio e zinco, que são importantes para saliva, dentes, ossos, gengivas e tecidos orais geral.

Assim, nunca é demais lembrar que de nada serve a beleza se a nossa saúde não está em dia. O ideal, nessas situações, é procurar acompanhamento nutricional e, se surgir qualquer problema bucal, consultar-se com o seu Cirurgião-dentista.

#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes#SaúdeBucal #DentistaRN #Diet #Atikins #Paleo#Vegan