“Por que fazer visitas periódicas ao dentista?” Para evitar a retração gengival

postado em: Blog | 0

dia31Continuando nossa série “Por que fazer visitas periódicas ao dentista?”, hoje escrevo a vocês sobre retração gengival.

Também conhecida como “recessão”, esta condição consiste no deslocamento da gengiva com exposição da raiz, podendo ser em apenas um dente como também em vários ao mesmo tempo.

Ocorre devido a diversos fatores, como traumas na oclusão, alterações periodontais e até mesmo por escovação inadequada.

Essa alteração comumente provoca sensibilidade dentária, especialmente com o consumo de alimentos gelados, ácidos ou doces, além de favorecer o desenvolvimento de cáries radiculares.

Para evitar o problema devemos manter uma escovação adequada, usar corretamente o fio dental e visitar o cirurgião-dentista periodicamente, para diagnosticar a alteração precocemente, controlando a situação e evitando que a mesma progrida. Prevenir é sempre melhor que remediar!

#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Saúde #BemEstar #Dentista #RetraçãoGengival #RecessãoGengival #SensibilidadeDentinária #TraumaDeOclusão #TraumaOclusal #EscovaçãoTraumática