Cientistas descobrem um sexto sabor

postado em: Blog | 0

dia01Até poucos anos atrás, acreditávamos que éramos capazes de distinguir apenas quatro sabores básicos (doce, salgado, azedo e amargo) – até que se descobriu um quinto, o “umami”.

Porém, um grupo de investigadores da Universidade do Estado de Oregon (OSU) descobriu que o nosso paladar consegue distinguir seis tipos de sabores diferentes, incluindo agora o gosto peculiar de alguns alimentos ricos em carboidratos, como massa, pão, bolachas ou batatas. Este sabor foi descrito como um “sabor de amido” ou amiláceo.

Os participantes da experiência consumiram um composto que bloqueava os receptores responsáveis pelo sabor doce. Os voluntários conseguiram facilmente distinguir o que é descrito pelos japoneses como “sabor de arroz”, que os europeus associam ao pão e à massa, indicando que temos receptores separados que reagem às moléculas dos polissacarídeos.

No vídeo a seguir temos a descrição deste sabor (http://bit.ly/2f1mQXC). Para quem desejar se informar mais, pode ir até o site NewScientist (http://bit.ly/2bYYoWH)

#HálitoRN #DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Saúde #BemEstar #DicaSaúde #Gosto #Sabor #Paladar #Gustação #Língua #Nutrição #Boca #Dentista #Amido