Dentes são ossos?

postado em: Blog | 0
dia6Os dentes são duros, brancos e cheios de cálcio, mas não são considerados ossos. Os dentes são a parte mais dura do corpo humano e são feitos de cálcio, fósforo e outros minerais. A diferença é que os ossos, além disso tudo, também contém bastante colágeno.
 
É o colágeno que dá “vida” ao osso, sua composição permite o crescimento do tecido ósseo e ainda a propriedade flexível que permite suportar a pressão. O cálcio preenche os espaços e torna os ossos fortes o suficiente para suportar o peso do corpo. Mesmo assim, os ossos estão longe de serem mais resistentes que os dentes, que tem tecidos únicos no corpo (esmalte, dentina, polpa dentária e cemento).
 
Outra diferença entre os dentes e ossos é que a medula óssea (ausente nos dentes) produz glóbulos vermelhos e brancos. Ossos recebem seu suprimento de sangue a partir de um número de artérias que passam através do periósteo para a medula óssea interna. Já nos dentes, a polpa dentária é a parte viva, contém nervos, artérias e veias e vai até ao osso do maxilar. Esses nervos são o que nos levam a sentir dor de dente causada por cáries ou sentir dor ao comer algo quente ou frio.
 
Uma última diferença é que os nossos dentes estão sempre expostos, enquanto os ossos estão em segurança escondidos sob nossa pele.
 
Mesmo com a qualidade de ser o tecido mais resistente em nosso organismo, os dentes merecem cuidado especial pelo ambiente em que se encontram, em constante exposição a bactérias e ácidos de alimentos que os desmineralizam. Por isso, é fundamental caprichar na higiene bucal e fazer visitas periódicas ao dentista.
 
#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Dentes #Ossos #DentistaRN #DentistaABHA