Barbeiro cirurgião no Brasil colônia

postado em: Blog | 0

dia27Na idade Média, o “barbeiro-cirurgião” era uma profissão comum, realizando pequenas cirurgias, sangrias e cuidando de ferimentos, além de extrair dentes e cortar os cabelos e barbas.

No Brasil Colônia, tivemos a presença desta profissão desde o século XVI, exercida por portugueses e espanhóis, cristãos-novos e meio-cristãos-novos. Essas atividades perdurará no Brasil até o século XIX, quando o Império criou escolas de odontologia.

Pelas rudimentares técnicas e instrumentos, muitas vezes se arrancavam dentes diferentes dos necessários, ou vários dentes além do necessário. Muitas vezes quebravam antes da conclusão da extração. Hoje em dia, temos técnicas avançadas, confortáveis e indolores.

Gostou? Quer saber mais? A cirurgiã dentista, Dra. Aline Blaya Martins tem um slideshow que conta de maneira rápida toda a história das políticas para a saúde no Brasil, clique em: http://slideplayer.com.br/slide/3162103/ para conferir!

#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Saúde #BemEstar #HistóriaDaOdontologia #Curiosidades #Odontologia #DentistasABHA #DentistaRN #Dentista