Álcool, cigarro e cafeína pioram bruxismo

postado em: Blog | 0
dia18Bruxismo é um hábito parafuncional, involuntário, que se caracteriza por ranger ou apertar os dentes, podendo causar dor na musculatura da face e na articulação temporomandibular, desgastes dentários e retração gengival.
 
A causa do problema ainda não foi bem esclarecida, mas sabe-se que tem relação com mecanismos neurofisiológicos e neuroquímicos dos movimentos rítmicos do Sistema Nervoso Central (SNC).
 
Assim, faz todo sentido que o bruxismo se agrave com o consumo de substâncias estimulantes, que aumentaram os níveis do neurotransmissor DOPAMINA no SNC, como a nicotina, o álcool e a cafeína.
 
Bruxismo não tem cura, mas tem controle, que depende de mudança de alguns hábitos. Assim, recomendamos pessoas que sofrem do problema a consumir essas substâncias com moderação.
 
Quer saber mais? Leia a revisão sistemática sobre o tema da Associação Dental Americana (ADA): http://jada.ada.org/article/S0002-8177(16)30541-4/abstract
 
#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Bruxismo #Álcool #Etilismo #Cigarro #Tabagismo #Nicotina #Tabaco #Café #Cafeína #ATM #ArticulaçãoTemporomandibular