A odontologia na Idade Média

postado em: Blog | 0

dia9Na Idade Média, a Medicina era praticada principalmente nos mosteiros cristãos, até 1.163 d.C., quando a Igreja proibiu os monges de realizar cirurgias.

Com isso, os barbeiros passaram a realizar procedimentos no campo médico, como tirar pedras da bexiga, fazer sangrias e também extrair dentes.

Usando um instrumental precário e sem uso de anestesia, as extrações dentárias configuravam-se num espetáculo que misturavam horror e diversão, muitas vezes realizadas em circos.

Relatos da época falam do uso de um fórceps, literalmente medieval, que abocanhava não só um, mas vários dentes, indo para o lixo tanto dentes imprestáveis como sadios. Eram comuns fraturas com dentes abandonados no alvéolo à própria sorte, à espera que sucessivas inflamações dessem bom destino a eles, expulsando-os cedo ou tarde de dentro da cavidade alveolar.

Chocante, não? Hoje em dia, temos uma Odontologia avançada, que permite tratamentos com conforto e sem dor. Não tenha medo de ir ao dentista, a idade média ficou séculos para trás!

#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #IdadeMédia #HistóriaDaOdontologia #DentistaABHA #DentistaRN