Tratamento periodontal se mostra importante no controle da Síndrome de Sjögren

postado em: Blog | 0

dia4Já escrevemos algumas vezes em nossas mídias sobre a Síndrome de Sjögren, uma doença autoimune, incurável, que afeta principalmente as glândulas lacrimais e salivares, levando ao comprometimento da produção de seus fluidos, o que resulta em sensação de olho seco e de boca seca, além de predisposição a diversos problemas.

A saliva tem papel protetor e a diminuição do fluxo salivar pode levar ao aumento da incidência de cáries dentárias, candidíase, queilite angular, problemas periodontais, alterações no paladar, halitose, aftas e estomatites, além de desconforto para mastigar e falar.

Nesse sentido, um estudo da Faculdade de Odontologia da USP com pessoas com Síndrome de Sjögren permitiu constatar a melhora no quadro clínico geral desses pacientes com o tratamento periodontal. Para ficar bem claro: a melhora não foi restrita à gengiva. Houve também diminuição da inflamação bucal, aumento no fluxo salivar e uma diminuição no índice de atividade da doença de Sjögren (em relação à fadiga e dores articulares e musculares).

Muito interessante, não? É mais uma prova que a saúde da boca é indissociável da saúde de modo geral. Para ler mais a respeito do estudo, clique em: http://bit.ly/2b2ni3B

#HálitoRN #DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #SíndromeDeSjögren #Sjögren #BocaSeca #Xerostomia #Saliva #Salivando #DentistasABHA #DentistaRN