Saliva como recurso para o diagnóstico

postado em: Blog | 0

dia27De forma BEM simples e com algumas modificações, podemos dizer que a saliva é sangue filtrado e diluído. Assim, muitas características aferidas por meio de exames de sangue podem ser medidas através de amostras de saliva.

O exame da saliva nos permite, entre outras coisas, avaliar o risco para cáries dentárias e doença periodontal, a dosagem de hormônios, deficiências nutricionais em geral, fazer teste de gravidez, testes rápidos de HIV, diagnosticar a hepatite C, a doença de Parkinson e fazer pesquisas de drogas, inclusive testes para dopping.

Detectar doenças através da saliva deve se popularizar por ser simples, tão confiável quanto os demais, menos invasivo e indolor, além de permitir um armazenamento mais fácil e de baixo custo quando comparada à coleta de sangue e de urina. No entanto este método de diagnóstico e monitoramento ainda não se encontra disponível para a maioria da população, e deve se popularizar, num futuro próximo, à medida que seu custo diminuir.

Quer ler mais a respeito? Acesse a matéria do Portal terra, onde falei um pouco mais a respeito: https://saude.terra.com.br/…/saliva-e-sangue-filtrado-enten…

‪#‎HálitoRN‬ ‪#‎DraCecíliaAguiar‬ ‪#‎MuitoAlémDosDentes‬ ‪#‎Saliva‬‪#‎DiagnósticoPelaSaliva‬ ‪#‎Halitologia‬ ‪#‎DentistaRN‬ ‪#‎DentistasABHA‬