Por que os indígenas raramente tinham cáries?

postado em: Blog | 0

dia18Todos os povos, de qualquer parte do mundo, podem sofrer de CÁRIES, que aparecem devido à ação de bactérias bucais que se alimentam dos restos de comida ricos em açúcar deixados nos dentes e, nesse processo, geram ácidos que os destroem.

A maior parte dos índios, antes do contato com os colonizadores, vivendo no meio da mata e com hábitos diferentes dos nossos RARAMENTE tinham cáries, mesmo sem produtos de higiene ou dentistas. O segredo disso está na mastigação e na dieta, composta predominantemente por frutas e legumes crus que precisavam ser bem triturados e, com isso, provocam a autolimpeza dos dentes, ou seja, ajudavam a remover a placa bacteriana.

Entretanto, em algumas culturas indígenas onde a alimentação era rica em mingaus de mandioca ou de milho, além de muito mel, já havia cáries. É a prova viva que dieta e saúde bucal têm tudo a ver.

‪#‎DraCecíliaAguiar‬ ‪#‎MuitoAlémDosDentes‬ ‪#‎Dieta‬ ‪#‎Alimentação‬ ‪#‎Açúcares‬‪#‎Índios‬ ‪#‎Indígenas‬ ‪#‎PovosOriginários‬ ‪#‎Dentista‬ ‪#‎Odontologia‬