Dividir o prato, beijar e dormir com o cão podem causar doenças

postado em: Blog | 0

dia12Ter um animal de estimação é maravilhoso, quem possui sabe como eles enchem a casa de alegria. Em algumas casas, são como se fossem membros da família. Alguns #SerHumaninhos chegam a dar beijos, alimentar o animal com o próprio talher e dormir junto na cama.

Porém, mesmo havendo muito amor envolvido, devemos ter alguns cuidados, pois os pets têm microrganismos que podem ser causar infecções em humanos.

Um animal com o vírus da raiva, por exemplo, pode transmitir a doença pela lambida, arranhão ou mordida. Há ainda outras infecções graves que podem ser transmitidas do animal ao dono, como a doença de Lyme, provocada por uma bactéria no carrapato; A leptospirose, transmitida pela urina; As micoses e lesões de pele, como a larva migrando ou “bicho geográfico”; além das verminoses, presentes nas fezes, como toxocaríase.

Até mesmo as carinhosas lambidas de nossos bichinhos podem esconder perigosos micróbios. A bactéria Capnocytophaga canimorsus, por exemplo, é muito rara, mas pode levar uma pessoa para a UTI. Na saliva do cão, estão outras bactérias que podem até causar sepse (infecção geral grave do organismo).

Assim devemos dar amor, carinho, atenção e cuidados aos pets, mas de forma responsável, considerando que somos de espécies diferentes, com ecossistemas microbianos diversos. Leve o seu animalzinho ao veterinário periodicamente e dê o exemplo cuidando de você também.

Gostou do texto? Aproveite para marcar nos comentários seu amigo que cuida do pet como membro da família!

#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #BichinhoDeEstimação Saúde #BemEstar #PET #DicaSaúde #Saliva #Cachorro #Gato