Diabetes: metade dos doentes não sabe que possui a doença, que também causa problemas bucais

postado em: Blog | 0

dia09Metade dos quase 14 milhões de brasileiros com diabetes não sabe que tem o problema. Uma dificuldade em identificar a doença é que ela é silenciosa, não apresenta sintomas no início. Entretanto, podem aparecer sinais como cansaço, vontade de urinar com frequência e perda de peso espontânea, feridas que não saram, fome constante, dificuldades sexuais, visão embaçada, infecções vaginais, formigamento nas mãos e pés, sede constante, problemas gengivais e halitose.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença crônica resulta na não produção do hormônio que controla a glicose no sangue, chamado insulina, ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. O corpo precisa desse hormônio para utilizar a glicose, que obtemos por meio dos alimentos, como fonte de energia. Se esse quadro permanece por longos períodos, pode haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

O paciente com diabetes precisa saber que ele precisa participar do tratamento, discutir o tratamento com o médico, saber quanto está a sua a glicemia, e principalmente, mudar os seus hábitos, para o controle da doença.

Existe uma relação de duas vias entre doenças gengivais e diabetes, pois não somente as pessoas com diabetes são mais suscetíveis às doenças gengivais, mas estas têm o potencial de afetar a glicemia no sangue e contribuir para a progressão do diabetes.

Pessoas com diabetes têm um risco aumentado para doenças gengivais avançadas porque os diabéticos são geralmente mais suscetíveis às infecções bacterianas, e têm uma diminuição na capacidade de combater as bactérias que invadem o tecido gengival.

Outros problemas bucais relacionados com diabetes são: candidíase (sapinho – uma infecção causada por um fungo que cresce na boca), boca seca que pode causar aftas, úlceras, infecções e cáries, além do mau estar típico da boca seca.

As pessoas que têm diabetes necessitam de cuidados especiais e do preparo do seu dentista para ajudá-lo. Mantenha seu dentista informado sobre qualquer alteração em seu estado de saúde e sobre os medicamentos que estiver tomando.

#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Diabetes #Saúde #BemEstar #DicaSaúde #Odontologia #OdontologiaIntegrada #SaúdeBucal #HigieneBucal #BocaSeca #Xerostomia #Saliva #Halitose