Funções da saliva: controle hídrico do organismo

postado em: Blog | 0

dia20A desidratação é resultado da eliminação de água e sais minerais pelo organismo e acontece quando o balanço hídrico é negativo, quando as perdas de água não são repostas.

Nosso corpo tem uma tendência natural à desidratação, à medida que os rins continuamente formam urina, com a finalidade de eliminar toxinas do organismo. Além disso, também perdemos água pela pele e pela respiração.

O equilíbrio entre a ingestão e a perda de líquidos é fundamental para a manutenção da saúde e o nosso organismo dispõe de diversos mecanismos que facilitam esta regulação. Um deles é a saliva e sobre isso que escrevemos hoje.

Produzimos diariamente cerca de 1,5l de saliva. Esta é deglutida e, como a maior parte de sua composição é água, tem papel na hidratação do organismo, como se estivéssemos consumindo doses de água.

Além disso, quando estamos desidratados, a produção de saliva diminui, gerando a sensação de “boca seca”, que instintivamente nos faz beber água.

Isso me faz perguntar: como é seu consumo de líquidos?

#HálitoRN #DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Sede #Hidratação #BalançoHídrico #Saúde #BemEstar #Saliva #salivando #Xerostomia #DentistaRN #DentistasABHA #Saliva