Síndrome de Ardência Bucal: Suas causas

postado em: Blog | 0
dia15A Síndrome da Ardência Bucal (SAB) é uma condição caracterizada pela sensação de queimação da mucosa bucal, sem que uma causa física possa ser detectada, e afeta principalmente mulheres com mais de 50 anos, na pós-menopausa.
 
Os sintomas podem ser intermitentes ou constantes, em uma ou várias partes da boca. Por causar dor e desconforto, interfere negativamente na qualidade de vida de seus portadores.
 
Diversos fatores são apontados como possíveis desencadeadores dessa patologia, como deficiências nutricionais, diabetes, alterações na tireóide, bruxismo, dentre outros, e muito se discute sobre a participação de fatores psicogênicos, como ansiedade e depressão. Contudo, as evidências mais atuais indicam fortíssima associação com alterações na salivação, tanto em sua quantidade quanto em sua qualidade.
 
Por isso, em caso de ardência na boca, é essencial a procura de um cirurgião-dentista qualificado, para um diagnóstico preciso e, assim, um tratamento eficiente e duradouro.
 
#HálitoRN #MuitoAlémDosDentes #DentistaRN #DentistaABHA #DicaSaúde #SAB #ArdênciaBucal #SíndromeDaArdênciaBucal #Saliva #salivando #Xerostomia #Hipossalivação #Hipossialia #Diabetes #Hipotireoidismo