As bactérias da sua boca podem ir para seus pulmões e causar infecções

postado em: Blog | 0

dia06Temos naturalmente em nossa boca um ecossistema formado por bactérias, fungos e vírus, que desempenham conosco e entre si relações de troca como o comensalismo e o mutualismo. Em caso de desequilíbrio neste ecossistema, tanto os microrganismos naturalmente benéficos quanto os oportunistas podem causar problemas de saúde.

Este desequilíbrio pode se manifestar em doenças locais, como a cárie, a gengivite e a periodontite, mas também podem gerar problemas em outras partes do corpo, como a endocardite infecciosa e a pneumonia aspirativa.

Na endocardite, bactérias residentes na boca alcançam a corrente sanguínea por meio da boca, depois de uma extração dentária, uma remoção de tártaro ou ainda um sangramento gengival espontâneo devido à gengivite. Essas bactérias podem se instalar na camada interna do coração (endocárdio) e causar uma infecção altamente letal e de difícil tratamento.

No caso da pneumonia, bactérias bucais alcançam os pulmões através de saliva contaminada ou de conteúdo gástrico.

É importante ressaltar que há perfis de maior risco para endocardite e para pneumonia, mas esses problemas podem ocorrer em pessoas sistemicamente saudáveis. Por isso, vale lembrar o ditado popular que diz que “é melhor prevenir que remediar” e cuidar da saúde da boca como rotina.

#DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Saúde #BemEstar #Pneumonia #PneumoniaAspirativa #Endocardite #EndocarditeInfecciosa #CirurgiãoDentista #DentistaRN #Bactérias #Candidose #Candidíase #CárieDentária #Gengivite #MedicinaBucal