A importância da saliva: Equilibra o pH

postado em: Blog | 0

dia04v2Muitas vezes não damos importância para coisas fundamentais, como a saliva. Você sabia, por acaso, que a saliva protege nossa boca de várias maneiras? Primeiro evitando a colonização da boca por microrganismos potencialmente patogênicas, por negar-lhes as condições ambientais ideais, pois muitas bactérias necessitam de um pH específico para seu crescimento máximo.

Em segundo lugar, pois os microrganismos da placa podem produzir ácidos a partir de açúcares que, se não forem rapidamente tamponados e limpos pela saliva, podem desmineralizar o esmalte dentário, contribuindo para a formação das temidas cáries.

A saliva possui uma propriedade chamada “capacidade-tampão”, que significa que ela tem um pH praticamente constante a 6,8-7,2, graças a “tampões” que bloqueiam o excesso de ácidos e de bases.

A sialometria é um exame que mede o fluxo salivar (quantidade de saliva produzida num determinado intervalo de tempo) e mede também outras características da saliva, dentre as quais o pH salivar.

Pelo pH salivar é possível predizer a predisposição das pessoas à cárie, ao acúmulo de cálculo dentário e à halitose. Por isso, caso de qualquer alteração na saliva ou em situações de alto índice desses problemas (cáries, cálculo dentário e halitose), um cirurgião-dentista deve ser consultado para realizar a sialometria, diagnosticar o problema e prescrever o melhor tratamento para a situação.

#HalitoRN #DraCeciliaAguiar #DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #HálitoRN #Saliva #salivando #Sialometria #Salivação #pH #SaúdeBucal #titulometria #RiscoDeCárie #Halitose #MauHálito #Hálito #CálculoDentário