Antidepressivos e halitose, o que fazer?

postado em: Blog | 0

dia30Uma das causas da sensação de “boca seca” (xerostomia) é o funcionamento diminuído das glândulas salivares, resultando numa quantidade de saliva menor do que os padrões normais.

Há mais de 500 medicamentos chamados “xerogênicos ou xerostômicos” que podem causar o problema e o uso de vários deles ao mesmo tempo pode agravar o desconforto. Dentre esses medicamentos, estão os antidepressivos.

Em alguns casos, existe a possibilidade de, junto à equipe médica, tentar substituir o remédio por outro de efeito colateral menor ou de tentar diminuir a dose.

Porém, em alguns casos, esses ajustes não são possíveis e faz-se necessário usar medidas para diminuir o desconforto da xerostomia. Trata-se de um tratamento paliativo, que inclui desde mudanças de hábitos, como aumento no consumo de líquidos, adequação na dieta, uso de estimulantes de salivação (sialogogos) mecânicos e gustatórios, além de tratamentos como a acupuntura, a laserterapia e o TENS, que podem aliviar a secura na boca e na garganta.

#HálitoRN #DraCecíliaAguiar #BocaSeca #Tens #Acupuntura #Laserterapia #Saliva #BemEstar #Dentista #DentistaRN #DicaSaúde #Halitose #HigieneBucal #MauHalito #MuitoAlemDosDentes #Odontologia #Saude #SaudeBucal #Xerostomia