A língua para a medicina tradicional chinesa

postado em: Blog | 0

dia-7A Medicina Tradicional Chinesa – MTC – busca compreender o indivíduo a partir da observação. Comportamento, compleição física, odor, umidade no corpo, respiração, pulso, língua e outras características são consideradas em um diagnóstico.

Na língua, a MTC verifica a cor, a forma, a umidade e a saburra, relacionando essas características com a saúde da pessoa.

Sobre a saburra lingual: para a MTC, uma língua saudável é rosada e tem uma revestimento esbranquiçado e fino. Quase todas as línguas tem algumas imperfeições, especialmente à medida que envelhecemos, mas certos estilos de vida produzem mudanças perceptíveis. Por exemplo, fumantes regulares, na maioria das vezes, tem um revestimento amarelado e seco.

A forma e o tamanho da língua também são observados, para analisar a quantidade de líquido circulante no corpo. Por exemplo, uma língua edemaciada e grande, com marcas de dentes nas bordas, pode indicar que os líquidos não circulam com facilidade.

A saburra poderá apresentar tons que variam de brancos, amarelados, cinzas, até o negro. Indicará normalidade, doenças sem maior gravidade, síndromes de excesso, seja de calor ou de frio. Juntamente com a cor, a umidade e a espessura da saburra são consideradas.

Além disso tudo, a MTC também associa regiões da língua aos diversos meridianos energéticos do corpo. A raiz da língua é associada aos meridianos do Rim, Intestinos Grosso e Delgado e Bexiga. A região central, dorso da língua, remete aos meridianos do Baço-pâncreas e Estômago. O meridiano do Fígado é associado às laterais. Na região mais apical, faz-se o diagnóstico sobre os canais de energia do Coração e do Pericárdio. A energia do Pulmão é observada no dorso da língua, mais próximo ao ápice.

É importante considerar que o disgnóstico pela língua não é uma análise isolada, mas sim, um importante e poderoso fator a ser observado, diante dos muitos recursos oferecidos pela MTC ao terapeuta.

#HálitoRN #DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Língua #MTC #MedicinaTradicionalChinesa #Saúde #BemEstar #DicaSaúde #Saburra #BiofilmeLingual