Funções da saliva: Facilita a mastigação e a deglutição

postado em: Blog | 0

dia-11Durante a mastigação, a saliva umedece os alimentos e participa na formação do bolo alimentar, preparando-o para ser deglutido.

Essa ação lubrificante que facilita o deslizamento dos alimentos deve-se à composição rica em água e mucina (proteína responsável pela viscosidade salivar). Assim, uma saliva em quantidade diminuída ou baixa viscosidade quase sempre torna os processos de mastigação e deglutição difíceis e desagradáveis.

A boa notícia é que há várias maneiras para estimular a salivação: produzimos mais saliva enquanto mastigamos do que em repouso. O mesmo ocorre quando mastigamos repetidamente e devagar e também quando estimulamos o paladar com sabores ácidos ou de sabor cítrico.

Em caso de alteração na salivação, um cirurgião-dentista deve ser consultado para diagnosticar o problema e prescrever o tratamento adequado, ajudando no conforto e qualidade de vida. Frequentemente, essa intervenção é realizada em conjunto com fonoaudiólogo.

#HálitoRN #DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Saliva #Alimentação #Saúde #BemEstar #DicaSaúde #Hipossalivação #Xerostomia #Mucina #Mastigação #Deglutição