15 sinais de que você pode ter mau hálito: 15 – Você toma medicamentos frequentemente?

postado em: Blog | 0

dia10Alguns medicamentos podem provocar halitose por serem aromáticos, como é o caso de alguns antibióticos, ômega 3, cápsulas com extrato de alho ou óleo de fígado de bacalhau etc. Após a ingestão estas substâncias são absorvidas e transportadas pela corrente sanguínea e filtradas pelos pulmões, sendo eliminadas através do ar expirado, tanto pela boca quanto pelas narinas. O cheiro desses remédios acaba sendo eliminado também pelo suor, urina, fezes, saliva e é exalado até que ele seja completamente metabolizado pelo nosso organismo.

Além dos casos de mau hálito citados, que podem ser considerados como “halitose sistêmica”, alguns medicamentos predispõem à halitose bucal. É o caso de fármacos como antialérgicos, diuréticos, calmantes, antidepressivos e antihipertensivos, que são considerados “xerogênicos”, ou seja, prejudiciais para a produção de saliva. Com isso, a autolimpeza da boca fica diminuída, favorecendo com que células descamadas da mucosa oral e restos de alimentos se acumulem sobre a língua e formem a saburra lingual, um dos principais vilões do bom hálito.

Também existe o fato de que alguns medicamentos favorecem hemorragias (sangramentos) nas gengivas, como é o caso dos quimioterápicos, anticoagulantes e antiagregantes plaquetários. Esse sangue serve como fonte de nutrientes para bactérias bucais, que o deterioram gerando gases malcheirosos que comprometem o hálito.

De todos os medicamentos que citamos, os mais importantes são aqueles que precisam ser tomados continuamente. Quando não é possível trocar o medicamento por outro que não favoreça o mau hálito (ou reduzir a dose), deve-se pelo menos controlar o problema, afinal de contas, ficar muito tempo e até o resto da vida com mau hálito não é uma boa ideia.

Para eliminar ou controlar o problema, devemos procurar um cirurgião-dentista para diagnosticar o caso e prescrever o tratamento adequado.

#HálitoRN #DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Saliva #MauHálito #Saúde #BemEstar #DicaSaúde #Saliva #Salivando #Xerostomia #SaburraLingual #Saburra #Polimedicação #Polifarmacia #Medicamentos#Hálito #Halitose #DentistaRN #DentistaABHA