15 sinais de que você tem mau hálito e não percebe: 14 – Sua gengiva sangra quando usa o fio dental?

postado em: Blog | 0

dia-3Sangramento gengival durante uso do fio dental, escovação ou mastigação sinaliza que algo está errado com a saúde gengival. Pode indicar simplesmente que a pessoa está usando o fio de forma inadequada (com muita força), pode ser consequência de inflamação gengival (gengivite) e, em situações mais graves, pode até ser ser devido a alterações na coagulação sanguínea.

Qualquer um desses motivos de sangramento precisa ser bem esclarecido para ser corretamente tratado, resolvendo o problema pela raiz e evitando outros problemas muito desagradáveis , como perdas dentárias e halitose. As causas mais comuns de sangramento gengival são as alterações periodontais (gengivite e periodontite) e estas, por sua vez, são fortemente associadas ao acúmulo de biofilme dentário ou placa bacteriana.

Alguns microrganismos da placa utlizam o sangue como fonte de nutrientes e liberam como produto final de seu ciclo alimentar substâncias com odor de enxofre responsáveis pelo mau hálito. O mais preocupante é que isso geralmente é um ciclo vicioso, como uma “bola de neve”: o controle ineficiente da placa bacteriana predispõe à gengivite, que gera o sangramento. Este, por sua vez, acaba desestimulando muitas pessoas a usar o fio dental, de modo que a placa bacteriana acaba se acumulando, amadurecendo e agravando a alteração periodontal, o que gera mais sangramento.

Assim, em caso de sangramento nas gengivas ou alteração crônica do hálito, devemos procurar um cirurgião-dentista para diagnosticar a raiz do problema e prescrever o tratamento adequado.

#HálitoRN #DraCecíliaAguiar #MuitoAlémDosDentes #Gengivite #Periodontite #Saúde #BemEstar #MauHálito #Hálito #Halitose #DicaSaúde #FioDental #SaúdeBucal