Odontologia em hospital é muito mais que higiene bucal

postado em: Blog | 0

dia15Odontologia Hospitalar é um tema que temos discutido sempre aqui em nossas páginas de redes sociais e em nosso Blog.

Comentamos que infecções hospitalares são um dos maiores problemas de saúde pública em todo o mundo e que as infecções respiratórias são as infecções mais associadas a óbitos em hospitais, afetando principalmente pacientes em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) dependentes de ventilação mecânica. Ressaltamos também que a boca é reservatório potencial de patógenos respiratórios e que a instituição de rotinas de higiene bucal ajuda a controlar essas bactérias, reduzindo infecções nosocomiais.

Na maior parte das UTIs, os pacientes recebem da equipe de enfermagem cuidados de higiene bucal básica, por meio da limpeza mecânica da boca e aplicação de antissépticos a base de clorexidina. Poucos são os serviços que contam com cirurgião-dentista como membro efetivo da equipe.

Justamente sobre isso que decidimos escrever hoje: Odontologia Hospitalar é muito mais do que higiene bucal. Num serviço de qualidade, se for constatado que a situação de saúde bucal está prejudicando o controle sistêmico do caso, cirurgiões-dentistas realizam procedimentos como remoção de tártaro, restauração de cáries e até extração dentária, e isso faz toda a diferença.

Numa pesquisa realizada com 254 pacientes adultos internados em UTI, constatou-se que ter um dentista realizando esses serviços profissionais avançados, semanalmente, pode reduzir em até 56% as chances do desenvolvimento de infecções respiratórias nesses pacientes, em comparação com o grupo controle (pacientes que receberam apenas higiene bucal).

É a produção científica corroborando as observações da prática clínica e servindo de subsídio para que possamos argumentar sobre a necessidade de ter o cirurgião-dentista como membro efetivo das equipes multidisciplinares em ambientes hospitalares.

#DraCecíliaAguiar #Saúde #BemEstar#MuitoAlémDosDentes #OdontologiaHospitalar#DentistaRN #OdontologiaIntensiva#PneumoniaAspirativa #PneumoniaNosocomial#PneumoniaAssociadaÀVentilação

* Estudo de pós-doutorado da cirurgiã-dentista Wanessa Teixeira Bellíssimo Rodrigues, desenvolvido no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP e publicado na revista Infection Control and Hospital Epidemiology.