Cáseos amigdalianos são contagiosos?

postado em: Blog | 0

dia20Cáseos Amigdalianos são bolinhas de cor branco-amarelada que se formam no interior de cavidades nas amígdalas denominadas “criptas”. Possuem um cheiro forte, sendo importantes causadores do mau hálito.

Além da halitose, a presença dos cáseos está associada com irritação frequente ou desconforto na garganta, sensação de pigarro ou “bolo na garganta”, vermelhidão nas amígdalas ou, ainda, sucessivas crises de amigdalite.

Os cáseos amigdalianos não são contagiosos. Eles se formam a partir de restos alimentares, células descamadas e bactérias, a mesma constituição do biofilme lingual (saburra).

Para inibir a sua formação o ideal é ter hábitos que favoreçam uma boa salivação, além de adotar uma rotina de higiene bucal caprichada, com uso diário de fio dental, limpadores linguais e gargarejos.

Em caso de qualquer alteração em seu hálito, um cirurgião-dentista qualificado deve ser consultado, para diagnosticar a causa do problema e prescrever o tratamento adequado.

#HalitoRN #DraCecíliaAguiar#MuitoAlémDosDentes #Saúde #BemEstar#DicaSaúde #Hálito #MauHálito #Halitose #Cáseos#Criptas #Amígdalas #CáseosAmigdalianos#DentistaRN