A importância da saliva: na produção do gosto dos alimentos

postado em: Blog | 0

dia14Continuamos hoje nossa série de postagens sobre FUNÇÕES DA SALIVA, escrevendo especificamente sobre a PERCEPÇÃO DO SABOR.

Depois que o alimento é mastigado, é dissolvido pela saliva e alcança as papilas gustativas presentes na superfície da língua, que são estruturas responsáveis pela percepção do sabor.

Assim, é comum que pessoas com quantidade reduzida de saliva tenham dificuldade em percebero sabor dos alimentos.

Primeiramente porque falta volume de saliva para dissolver a comida e permitir que esta atinja bem as papilas.

Em segundo lugar, porque a saliva exerce função de autolimpeza, varrendo resíduos do dorso lingual e deixando as papilas gustativas livres para perceberem novos sabores. Assim, é frequente o maior acúmulo de biofilme lingual (saburra) na língua das pessoas com hipossalivação, de modo que elas podem ter dificuldades em sentir gostos e, também, podem ter sensação de gosto persistente, mesmo sem estímulos, conhecida como disgeusia (gosto amargo, azedo, estragado, podre ou, simplesmente, ruim).

E não é só a quantidade de saliva que tem a ver com o paladar. A qualidade da saliva também influencia, uma vez que, na saliva, está presente a gustina, uma enzima fundamental para o amadurecimento das papilas gustativas.

Por isso em caso alterações na saliva ou no paladar, um cirurgião-dentista qualificado deve ser consultado para diagnosticar o problema e prescrever o tratamento adequado.

#HalitoRN #DraCecíliaAguiar #Sabor #Alimentos#Saúde #BemEstar #MauHálito #Saliva #salivando#FicaADica #Halitose #MauHálito #Hálito#DentistaABHA #DentistaRN #Paladar #Gustação#Disgeusia #BocaAmarga #BocaSeca#Hipossalivação #Xerostomia #Gustina