“Tenho dificuldade de engolir saliva. O que pode ser?”

postado em: Blog | 0

dia12

Dificuldade de engolir saliva pode ter diversas causas, que incluem desde infecções nas amígdalas, alterações na saliva e até mesmo problemas musculares ou neurológicos, que podem levar a um quadro chamado disfagia.

Por ser desconfortável e, em alguns casos, representar problemas mais sérios, é um problema que deve ser bem investigado, muitas vezes em conjunto entre médico otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e cirurgião-dentista.

O dentista irá avaliar a oclusão (maneira que os dentes se encaixam), o relacionamento entre a mandíbula e a maxila, a região do palato mole (céu da boca) e também a saliva. Há casos em que a saliva está em quantidade reduzida ou grossa (com qualidade alterada) que justificam a dificuldade em engolir.

Hoje há dentistas qualificados no diagnóstico e tratamento das alterações salivares. Para maiores informações, acesse o site da Associação Brasileira de Halitose (www.abha.org.br)

‪#‎HalitoRN‬ ‪#‎DraCecíliaAguiar‬ ‪#‎MuitoAlémDosDentes‬ ‪#‎Saliva‬ ‪#‎Halitose‬‪#‎Hálito‬ ‪#‎MauHálito‬ ‪#‎SaúdeBucal‬ ‪#‎Odontologia‬ ‪#‎DentistaABHA‬‪#‎DentistaRN‬ ‪#‎Disfagia‬ ‪#‎Interdisciplinaridade‬