Ciclo da gengivite

postado em: Blog | 0

12901129_459774930889028_1423991913075076284_oGengivite é o estágio inicial da doença periodontal, caracterizada pela inflamação da gengiva, sangramento ao escovar os dentes. A gengivite geralmente é causada pela má higiene dos dentes (escovação incompleta e o não uso de fio dental), o que favorece a proliferação de bactérias na boca, contribuindo para a formação de placa microbiana na região da margem gengival.

Outros fatores, além da higiene inadequada, estão relacionados com o problema, como infecções virais, infecções fúngicas, leucemias, diabetes,AIDS, má nutrição, estresse, como também pelo hábito de fumar e como efeito colateral de certos medicamentos. Mulheres durante a gravidez, o ciclo menstrual e a menopausa também são mais predispostas à gengivite.

Os principais sintomas da gengivite são gengivas inchadas, sensíveis e doloridas, sangramento fácil (especialmente durante a escovação ou alimentação).

A maneira mais eficaz de prevenir a gengivite é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes pelo menos três vezes por dia (após as refeições), usar o fio dental diariamente, ir ao dentista regularmente pelo menos 2 x por ano (para fazer as limpezas necessárias) e também manter uma alimentação saudável.

Acontece que ao desenvolver gengivite muitas pessoas deixam de escovar os dentes de maneira adequada, tanto na quantidade quanto na qualidade, o que cria um ciclo da doença. A pessoa não escova os dentes pois a gengiva sangra, e a gengiva continua a sangrar em razão da falta da escovação.