Pacientes com câncer devem ter mais atenção com a saúde bucal

postado em: Blog | 0

cancer13O paciente com câncer tem muitas coisas para pensar antes de iniciar o tratamento, desde os possíveis gastos que estão por vir até o tempo que seu tratamento irá durar. Um ponto muitas vezes esquecido é como é fundamental ir a um cirurgião-dentista antes e durante o tratamento.


Isso porque os tratamentos de quimioterapia e radioterapia afetam diretamente a saúde bucal, o que pode comprometer a saúde inteira da pessoa. Um paciente em tratamento contra o câncer sem o acompanhamento odontológico adequado tem maiores chances de ter feridas na boca (mucosite), perda de paladar, dificuldades para se alimentar, sensação de boca seca (xerostomia), cáries, possíveis infecções e até mesmo de ter que interromper o tratamento antes da hora ideal, o que é muito prejudicial.


Antes de iniciar o tratamento antineoplásico, o cirurgião-dentista realiza o “preparo de boca”, que inclui procurar focos de infecçãoprof-2 na boca, avaliar a necessidade de restaurar ou extrair dentes e adequar a higiene bucal.


Durante o tratamento, para prevenir e tratar a mucosite, o cirurgião-dentista pode usar o laser de baixa intensidade, que auxilia reduzindo a inflamação e a dor, além de acelerar a cicatrização.

Assim, é fundamental procurar um cirurgião dentista qualificado antes de iniciar o tratamento e ter a sua presença em equipe multidisciplinar durante o mesmo. Mais do que viver, todos nós merecemos ter uma vida com qualidade e dignidade.